Por que se exercitar? 6 benefícios que você não conhecia

Que praticar um exercício (seja um esporte, academia ou uma caminhada) regularmente faz bem para a saúde, todo mundo já sabe. Mas poucas pessoas sabem realmente de todas vantagens que a atividade física traz, além da perda de peso e da melhora na aparência.

Por isso, montamos uma lista com 6 outras vantagens de se exercitar. Pense nelas antes de pular o dia da academia 😉 Exercise

Você vai pensar melhor

Depois de uma hora de exercício, seu cérebro está muito mais oxigenado e ativo. Vários estudos mostram uma ligação entre exercício físico e aprendizado, memória e pensamento rápido.

Você vai dormir melhorpg-diabetes-exercises-01-full

Se exercitar garante uma noite de sono mais tranquila — você vai conseguir dormir mais facilmente, e terá um sono mais profundo. Mas cuidado para não praticar seu exercício logo antes de dormir: nesse caso, o efeito pode ser o contrário, e você vai ficar agitado. O horário ideal para praticar é pela manhã, antes de começar o dia.

Sua postura vai melhorar

Passar horas sentado num escritório ou em pé pode fazer sua coluna pagar caro, principalmente se sua musculatura estiver fraca. Exercitar as costas e o abdômen é uma das melhores maneiras de manter naturalmente uma postura correta.

Você vai ter mais energia

Pode parecer estranho, mas se exercitar pela manhã pode dar aquela energia extra pra enfrentar o dia. Com o tempo, você vai melhorar sua circulação, seu coração vai ficar mais forte e seus pulmões mais eficientes, e tudo isso garante mais disposição.

Você vai ganhar autoconfiança

Além da melhora de aparência, que vai acontecer naturalmente, o exercício dá a sensação de sucesso e, caso você esteja treinando em uma academia, te deixa mais social. Tudo isso colabora para gerar autoconfiança.

Você vai ser mais feliz

Praticar uma atividade física faz o cérebro liberar endorfina, que, além de aliviar a dor, é o “hormônio da felicidade”. É o mesmo efeito provocado quando você come um chocolate, por exemplo. Por isso, você se sente melhor depois de um treino e passa o dia mais animado.

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O que comer para ter cabelos saudáveis

Assim como tudo no seu corpo, a qualidade dos seus cabelos depende diretamente da sua alimentação: a produção das madeixas é um processo que demanda diversos nutrientes, e todos possuem um papel importante na hora de definir a qualidade dos fios.

Mas quais são esses diversos nutrientes? Quais alimentos deixam seus cabelos fortes e saudáveis? Veja abaixo nossa lista.

biotina

Biotina

Também chamada de vitamina B7, a biotina atua na produção de queratina, proteína que forma o cabelo. Pode ser encontrada em diversos alimentos, como ovo, soja e carnes vermelhas.

ferro

Ferro

Importantíssimo para a produção capilar, a falta de ferro provoca anemia, geralmente associada à queda de cabelos. As raízes dos cabelos vêm de uma região muito irrigada por vasos sanguíneos, ricos em ferro, e a deficiência no nutriente pode prejudicar o crescimento. O ferro é encontrado em carnes vermelhas (especialmente fígado) e vegetais folhosos escuros, como espinafre e brócolis.

omega 3

Ômega 3

Um tipo de gordura essencial, o ômega 3 não é produzido naturalmente pelo nosso corpo, então precisa ser obtido através da alimentação. Ele atua na hidratação das células do couro cabeludo, e pode ser encontrado em diversos peixes (especialmente o salmão, atum e sardinha), nozes e linhaça.

proteina

Proteína

Como vimos antes, o cabelo é feito de proteína, então é importante ter certeza de que temos estoques suficientes dela disponível. Uma dieta com pouca proteína pode resultar em cabelos quebradiços e secos, podendo até mesmo apresentar quedas. Ovos e frango são as principais fontes de proteína do nosso dia-a-dia. Embora alimentos vegetais (como lentilha e grão de bico, por exemplo) também sejam fontes proteicas, são levemente inferiores, apresentando uma qualidade abaixo da ideal.

vitamina a

Vitamina A

Importante para a produção de um tipo de sebo, que atua como um condicionador natural, deixando seus cabelos hidratados. Fígado, gema de ovo, cenouras, manga e laranja possuem boas quantidades de vitamina A.

vitamina c

Vitamina C

Além de auxiliar na absorção de ferro pelo organismo, a vitamina C age como antioxidante, preservando as células do corpo inteiro, e na produção de colágeno, que dá elasticidade aos cabelos. Pode ser encontrada facilmente na laranja, kiwi, mamão, pimentão e brócolis (entre outros).

vitamina e

Vitamina E

Outro poderoso antioxidante, a vitamina E mantém os cabelos (e a pele, vale mencionar) hidratados, preservando-os por mais tempo. é encontrada principalmente em nozes e cereais integrais, mas também está presente em carnes vermelhas como o fígado e na gema do ovo.

zinco

Zinco

Atuando em conjunto com a vitamina A (e com outros minerais, como o selênio), o zinco ajuda a proteger o couro cabeludo, mantendo as raízes fortes. Pode ser encontrado principalmente em ostras, camarão e nozes, com pouquíssima quantidade em hortaliças.